Home / Adaptação / Filmes que vieram dos livros

Filmes que vieram dos livros

banner_oficial

Caros leitores, esse é o nosso segundo post, para a semana de divulgação do livro O Oceano no Fim do Caminho, lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca. Compartilhe nas redes sociais, utilize a hashtag #MergulheEmNeilGaiman e veja todo o conteúdo especial preparado sobre o autor.

Neil Gaiman IMDBNeil Gaiman é conhecido como um bom “multimídia”, sempre explorando vários meios, e em cada um desses meios, sempre atingindo um público de variadas idades.

Em 1997, um ano após encerrar Sandman, deu seu primeiro passo em uma nova mídia, o cinema. Foi em “Princess Mononoke“, o qual ele adaptou o roteiro de Hayao Miyazaki para o inglês.

Princess Mononoke

Em 2005, Gaiman escreveu o roteiro de MirrorMask (Máscara da Ilusão), baseado em uma história criada por Gaiman. O roteiro também foi escrito por ele e seu amigo Dave McKean. No filme, Helena trabalha em um circo e seu maior desejo é fugir de lá e viver uma vida comum. Até, que ela se aventura em uma jornada, rumo a Dark Lands, um fantástico lugar, cheio de gigantes, pássaros-macaco e esfinges perigosas. Helena está à procura da Máscara da Ilusão, um objeto de enorme poder que é a sua única esperança de escapar de Dark Lands, acordar a Rainha da Luz e retornar para casa.

MirrorMask

Em 2007, estreiou nos cinemas Stardust (Stardust – O Mistério da Estrela) com direção de Matthew Vaughn (que já havia produzido A Short Film About John Bolton, feito por Gaiman). O elenco conta com Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer. Conta a história do jovem Tristan, que tenta conquistar o amor da bela Victoria, indo em busca de uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade. Porém, Tristan não é o único atrás da estrela cadente. Os quatro filhos do rei de Stormhold e os espíritos de seus três filhos já falecidos também estão atrás dela, assim como a feiticeira Lamia, que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou em uma garota chamada Yvaine.

Stardust

No ano de 2009, seu livro Coraline (Coralina e o Mundo Secreto) foi adaptado, pelo diretor Henry Selick, que também ajudou a roteirizar o filme. Foi feito em stop-motion, o elenco (de vozes) conta com Dakota Fanning e Tari Hatcher.

O filme conta a história de uma jovem menina chamada Coraline, que se muda com sua família para uma enorme mansão. Entendiada, ela descobre uma porta secreta que a leva para outra dimensão, não muito diferente do que o nosso mundo, porém nessa outra dimensão, tudo para ser melhor. Mas, logo descobre que há algo de errado com seus pais dessa nova dimensão.

Coraline

Cogitou-se por muito tempo a adaptação de Sandman para o cinema ou para o mundo das séries, mas não há nada concreto até hoje.

Em breve faremos um post de todos os trabalhos de Gaiman no cinema e TV e não apenas adaptações de livros.

Fontes: Adoro Cinema, IMDB

Sobre Felipe Goulart

Administrador do site e página no Facebook Neil Gaiman Brasil.

Veja também

Dark Horse anuncia adaptação de Deuses Americanos

O ano de 2017 será de muitas novidades para os fãs de Neil Gaiman, além …

  • Carla Umbria

    Amo Stardust!! ;))) E Mirror Mask é um filme que fica em sua cabeça por dias e dias… Ver os cenários de Dave Mackean em movimento é revisitar todas as capas de Sandman em uma hora e meia. Fantástico!

  • Pingback: #MergulheEmNeilGaiman |()

  • Sandman nos cinemas é sonho! Mas como o autor já disse ele não possui todos os direitos sobre o personagem, que também é da DC Comics, então ele não teria muita decisão na escolha de diretores e roteiro como em suas outras obras adaptadas. Uma pena =/

    Tom Hiddleston ou Johnny Depp daria um ótimo Morpheus.

    • Carlos Duarte

      Concordo na integra com seu comentário.Inclusive a sugestão de atores, embora o lorde Morpheus tenha cerca de 2 metros de altura. Sandman nos cinemas é um sonho parafraseando a Debora Miller.