Home / Neil Gaiman

Neil Gaiman

Neil Gaiman

Nascido em Hampshire, no Reino Unido, vive recentemente nos Estados Unidos. Quando era criança descobriu o seu amor por livros. Devorava obras de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K.LeGuin, Gene Wolfe e G.K. Chesterton.

Se auto-descreve como “criança selvagem que foi criado em bibliotecas”. Ele ainda afirma “Eu não seria o que eu sou sem as bibliotecas. Eu era o tipo de garoto que devorava livros, e meus momentos mais felizes quando criança, foi quando convenci meu pai a me deixar na biblioteca local em seu caminho para o trabalho”.

Sua carreira de escritor, começou como jornalista, na Inglaterra. Seu primeiro livro, foi uma biografia da banda britânica Duran Duran, e o segundo, foi sobre o autor Douglas Adams. Violent Cases foi a primeira de muitas contribuições para o seu amigo Dave McKean. Mais tarde, estariam juntos na mini-série Orquídea Negra, resultado do contrato com a DC Comics.

Seu grande reconhecimento veio com Sandman. Obra de arte que lhe rende fãs até hoje. Sandman, narra a história de Morpheus, a personificação do sonho. A série teve inicio em 1988, e acabou em 1996. Foram 75 edições divididas em 10 volumes. Gaiman, também publicou Livros da Magia, que foi uma mini-série em 4 edições que narra a história de um adolescente inglês que descobre que o seu destino é se tornar o maior mago do mundo (alguma semelhança com Harry Potter?).

Hoje em dia, é conhecido por ser um dos criadores dos quadrinhos modernos. Suas histórias atingem o público de varias idades. Hoje possui um status de cult, o que atrai maior atenção da mídia tradicional.

Referências:

http://www.neilgaiman.com/ – site oficial do escritor.